cerca-de-20-mil-fieis-sao-esperados-em-programacao-de-corpus-christi-em-rio-branco;-veja-programacao
Cerca de 20 mil fiéis são esperados em programação de Corpus Christi em Rio Branco; veja programação


Tradicional festa religiosa será realizada nesta quinta-feira (30), e é marcada pela confecção dos tapetes de serragem que colorem ruas da capital de várias cidades do país. Tapetes são tradicionais durante Corpus Christi em Rio Branco
Divulgação/Catedral Nossa Senhora de Nazaré
A Igreja Católica celebra, nesta quinta-feira (30), a solenidade de Corpus Christi. A comemoração faz parte do calendário religioso e aborda o sacramento da eucaristia. A tradicional programação conta com a confecção de tapetes, missa solene e encerra com a procissão que percorre o Centro de Rio Branco. (Confira a programação abaixo)
A festa de Corpus Christi acontece exatamente 60 dias após a Páscoa. A data é celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira. Isso acontece como uma simbologia pelo fato de que a última ceia [história presente na Bíblia], ocorreu em uma quinta-feira.
LEIA MAIS:
Veja o que abre e o que fecha durante o feriado prolongado de Corpus Christi no Acre
Tapetes de Corpus Christi: entenda significado e como tradição foi trazida ao Brasil
A Diocese de Rio Branco explica que a data foi instituída em 8 de setembro de 1264 pelo Papa Urbano IV e é denominada de “Festa do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo”. É uma celebração especialmente dedicada ao corpo e ao sangue de Cristo.
Padre Manoel Costa, reitor da Catedral Nossa Senhora de Nazaré, diz que a solenidade comemora a presença real de Jesus e tem grande importância na vivência eclesial e na vida da igreja.
“A eucaristia é o que existe de mais importante na vida da igreja, a presença de Jesus. Então, esta solenidade é celebrada com muita honra, com muita devoção, com alegria também, no sentido dos tapetes, a alegria, a honra e a dignidade”, informa.
A eucaristia é uma referência a essa Última Ceia, realizada por Cristo com seus discípulos durante a Semana Santa, e à ordem de Cristo de consumir o pão e o vinho em sua memória. Essa seria, segundo o padre, uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nesse sacramento, o pão que é consumido representa o corpo de Cristo, e o vinho ingerido simboliza o sangue de Cristo.
Tapetes
O feriado é marcado pela confecção dos tapetes de serragem que colorem ruas e avenidas de várias cidades brasileiras. Os tapetes coloridos tiveram origem em Portugal e foram trazidos para o Brasil durante a colonização (entre os séculos XVI e XIX). Para a Igreja Católica, a prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém, “quando as pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem do Messias”.
Durante a procissão de Corpus Christi, os peregrinos passam por cima dos tapetes e o sacerdote leva o ostensório [peça que expõe a hóstia consagrada].
“Esta solenidade, ela é a celebração que nos convida a aprofundar o sentido da Eucaristia e da presença de Jesus na nossa vida, que nos alimenta com seu corpo e com seu sangue”, complementa Costa.
Católicos de Rio Branco montam tapete para celebração de Corpus Christi
Lys Mendes/Arquivo pessoal
Programação
8h – Confecção dos tapetes nas ruas
Local: Catedral Nossa Senhora de Nazaré
Endereço: Praça da Catedral, Nº 8 – Bairro: Centro
17h – Missa Solene
Local: Catedral Nossa Senhora de Nazaré
Endereço: Praça da Catedral, Nº 8 – Bairro: Centro
18h – Procissão com o Santíssimo Sacramento
Saída: Catedral Nossa Senhora de Nazaré
Endereço: Praça da Catedral, Nº 8 – Bairro: Centro
Percurso: Irá percorrer as ruas do centro de Rio Branco, ponte metálica e ponte de concreto, retornardo à Catedral, onde o tapete estará montado. Durante o trajeto haverá paradas nos vários altares montados pelos fiéis.
VÍDEOS: g1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here