História tem como personagem central o elefante, visto como animal inteligente, mas que precisa passar por ‘destreinamento’ para almejar sucesso. Isac Roque morou por 11 anos no Acre e disse que livro tem por objetivo cativar pessoas a se desprenderem de conhecimentos antigos e dar espaço ao novo. Livro ‘Treinamento de Elefantes’ visa estimular empreendedorismo no Acre
Arquivo pessoal
Maiores animais terrestres da Terra, os elefantes são altamente inteligentes, com memória aguçada, capacidade de resolução de problemas e comunicação sofisticada. Este foi o bicho escolhido pelo assistente social e escritor Isac Roque, que publicou o livro “Treinamento de Elefantes”. O exemplar, disponível em e-book e no formato físico, visa ajudar pessoas a saírem da zona de conforto e empreender.
LEIA TAMBÉM:
Dia da Mulher: Livro conta histórias de mulheres que são destaques no empreendedorismo no Acre
Acre tem 5º maior número de empresas da região Norte, aponta levantamento; maioria é de empreendedores individuais
Em conversa ao g1, ele conta que a ideia do livro surgiu a partir de experiências pessoais que teve na carreira. Além disto, destaca que é necessário o ‘destreinamento’, que consiste em deixar para trás tudo o que foi aprendido, para que seja cedido espaço ao novo.
“Eu descobri, através da minha trajetória, que o que faz a pessoa conseguir empreender é a capacidade que ela tem de ser destreinada, de pegar o treinamento que ela teve e destreinar tudo ou parte para que ela consiga alcançar novos objetivos na vida. O intuito do livro é de fazer, através de uma história lúdica, emoção de entender que o treinamento foi o que te trouxe até aqui, e não o que vai te levar para a frente”, disse.
Roque, que morou 11 anos no Acre e se formou como assistente social em uma faculdade privada da capital, comentou ainda que o elefante foi usado como personagem a partir de uma observação comportamental do bicho.
A reflexão que a obra busca trazer, tanto para grandes empreendedores como para quem quer começar a ter uma renda própria, é a de se ‘desprender’ de conhecimentos antigos.
“A primeira parte de pesquisa foi eu, mas eu estava prestando serviço de consultoria a uma empresa que estava quebrando, mesmo com faturamentos altos. Então, o processo foi de fazer com que esse processo fosse paralisado, mas eles não conseguiam ir a frente em decorrência dos conhecimentos que eles já tinham, então não tinham abertura para o novo”, complementa.
Recentemente, ele desenvolveu, com base no livro, um treinamento online para acreanos com este objetivo. O material contém cerca de 50 páginas e foi escrito por cerca de uma semana. “Mas esse livro não é somente para quem é empresário, mas também para quem quer romper e se envolver em uma área”, complementou.
VÍDEOS: g1